sábado, 19 de fevereiro de 2011

É impossível emagrecer comendo as mesmas coisas !

A reclamação "eu faço dieta, mas não emagreço" é comum. Na maior parte das vezes, o que falta é dedicação ao processo de reeducação alimentar que leva à perda de peso. "A grande dificuldade que as pessoas têm para emagrecer é aceitar as mudanças alimentares e comportamentais necessárias. É impossível emagrecer comendo as mesmas coisas", afirma a endocrinologista e vice-presidente da Associação Brasileira paro o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso), Leila Maria Batista Araújo. Mas nem sempre esse é o caso. Algumas doenças podem, sim, afetar a capacidade de emagrecimento.

O endocrinologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) João Cesar Castro Soares explica que a pessoa deve ficar atenta se costumava ter o peso estável e começou a engordar de uma hora para outra, de forma rápida e sem ter mudado a alimentação. Algumas doenças que podem estar ligadas a isso são hipotireoidismo, síndrome de cushing e síndrome de ovário policístico
Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do corpo) que ocorre mais em mulheres, principalmente naquelas acima dos 30 anos. Mas qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascida, pode ter a doença.

Alguns sintomas são depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento do colesterol ruim (LDL). A síndrome de cushing acontece quando há um intenso e prolongado excesso de cortisona no organismo. 
"Tumores podem produzir esse excesso", acrescenta Soares. Entre os sinais da patologia estão aumento de peso, com gordura concentrada no rosto, tronco e pescoço, escurecimento da pele em dobras e cicatrizes, aparecimento de estrias roxas, fraqueza muscular, depressão, problemas de memória e hipertensão arterial.

"Já a síndrome de ovário policístico é quando há produção excessiva de insulina", explica o endocrinologista da Unifesp. A mulher que apresenta ovários policísticos produz uma quantidade maior de hormônios masculinos, os andrógenos, fator que pode afetar a fertilidade feminina.

Alguns indícios de que a mulher possa ter o problema são alterações menstruais (menstruação a cada dois ou três meses e, frequentemente, apenas dois ou três episódios por ano), aumento de pelos no rosto, nos seios e no abdômen, além de obesidade.

A obesidade também pode estar ligada a fatores emocionais. Um estudo realizado por pesquisadores de diversas universidades holandesas concluiu que obesidade e depressão são doenças interligadas.

A pesquisa, que analisou 15 trabalhos envolvendo 58.745 pessoas, mostrou que a obesidade aumenta o risco de depressão e, por outro lado, este pode ser o primeiro passo para o distúrbio. 

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Comer frutas é essencial para o sucesso da dieta.

Leves, saudáveis e pouco calóricas, as frutas estão entre os alimentos que mais ajudam na perda de peso e na prevenção contra doenças. Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, "elas são extremamente importantes porque mantêm ativo o metabolismo e ajudam a controlar a fome, contribuindo para o emagrecimento", explica a nutricionista Lígia Henriques. Além disso, as frutas também melhoram o funcionamento do intestino e eliminam toxinas. Mas, para obter os benefícios das frutas, é preciso ingerir de três a cinco porções por dia, orienta a nutricionista do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de São Paulo (Unicamp) Salete Brito.

Uma porção equivale, por exemplo, a uma fruta média, duas colheres de sopa de abacate, dez morangos, 15 uvas pequenas ou 15 jabuticabas. De acordo com Salete, as frutas devem ser sempre ingeridas junto com as refeições. "No almoço e no jantar como sobremesa e nos lanches menores como componentes da refeição, pois o açúcar da fruta, a frutose, é absorvido mais lentamente na presença de outros nutrientes como a proteína e a gordura". É por isso que, quando combinada a um derivado de leite, como queijo ou iogurte, a fruta prolonga a sensação de saciedade.

E quais são as melhores frutas para consumirmos? "Todas as frutas são boas, elas têm vários nutrientes diferentes na sua constituição, portanto, é fundamental variar sempre", responde Salete. Para que você varie suas escolhas de maneira consciente, as nutricionistas Roberta Stella, do Minha Vida, Daniela Jobst, da Unifesp, e Mariana Reis, da rede de Clínicas Anna Aslan, dão informações sobre o valor nutricional e o poder preventivo de diversas frutas.
Abacate: sua vitamina C mantém a elasticidade da pele e suas gorduras monoinsaturadas ajudam a baixar o colesterol no sangue. Vitamina B6, magnésio e ferro também fazem parte da composição da fruta e beneficiam o sistema imunológico, as glândulas endócrinas, os ossos e os dentes.

Abacaxi: é uma boa fonte de potássio, magnésio e vitaminas A e B1. Por conter muita água e fibras, melhora a digestão e o funcionamento do intestino.

Banana:
ela não é somente rica em carboidratos e energia, mas possui também elevadas proporções de minerais como potássio, ferro e cálcio e vitaminas A, B6, B12 e C. É indicada para quem tem hipertensão, anemia, depressão e insônia.
Laranja: é famosa por ser fonte de vitamina C, que auxilia na resistência a infecções e na cicatrização de feridas e queimaduras. O cálcio presente na laranja fortalece a estrutura óssea e o fósforo contribui para a absorção da glicose, enquanto as fibras ajudam no funcionamento intestinal.
Maçã: vitaminas B1 e B2, fósforo e ferro são algumas das principais substâncias presentes na maçã. Em sua casca, está a pectina, que ajuda a reduzir o colesterol do sangue. Possui propriedade adstringente, sendo excelente para a garganta e as cordas vocais. É ótima também para evitar a constipação intestinal. Consumir uma unidade por dia pode reduzir o risco de câncer colorretal, o terceiro mais comum no mundo, segundo uma pesquisa polonesa divulgada no European Journal of Cancer Prevention. A fruta ainda retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege contra problemas de pele.

Mamão: alguns benefícios dessa fruta, como melhoria do trabalho intestinal e hidratação da pele e do cabelo, são notórios. A novidade, descoberta por pesquisadores da Universidade da Flória (EUA), é que um chá feito com as folhas do mamão age contra uma ampla gama de tumores, incluindo os de colo do útero, mama, fígado, pulmão e pâncreas.

Melão: estresse, fadiga, dificuldade de concentração e irritabilidade são alguns sintomas que podem ser reduzidos por meio do consumo de melão, de acordo com um estudo realizado por cientistas franceses e publicado no Nutrition Journal. Por ser rica em água (cerca de 90%) e possuir propriedades diuréticas, a fruta também contribui para a preservação dos rins e do fígado. Além disso, a presença de cálcio, fósforo, ferro e vitaminas A e C ajuda na formação de ossos, dentes e sangue e na proteção contra problemas de visão e infecções.

Melancia: possui carboidratos, betacaroteno, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas do complexo B e C e muita água. Também apresenta licopeno e glutationa, que protegem o organismo do câncer e do envelhecimento precoce. É eficaz ainda no combate a problemas cardiovasculares, febres e pressão alta.

Morango: essa pequena fruta vermelha, rica em vitamina C, dá resistência aos tecidos, ajuda a cicatrizar ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória. O morango também é fonte de niacina, que evita reumatismo e problemas na pele, no aparelho digestivo e no sistema nervoso.

Tangerina: independente da variedade, tem boa quantidade de vitaminas A, B e C e sais minerais, como cálcio, potássio, sódio e fósforo. A vitamina C, junto ao cálcio e ao fósforo, age no desenvolvimento de dentes e ossos. A vitamina A é indispensável para a saúde da vista e da pele e aumenta a resistência a infecções. As vitaminas do Complexo B estimulam o apetite e o crescimento.

Uva: com alto teor de pectina, ferro, potássio, açúcar e vitaminas B e C, essa fruta têm propriedades laxativas e diuréticas, estimula as funções do fígado. As uvas pretas, utilizadas na produção de vinhos, trazem grande quantidade de bioflavonóides, que agem no controle de colesterol. 

Reeducação alimentar é o caminho mais seguro para emagrecer !

Começar uma reeducação alimentar séria significa dar o primeiro passo na direção de uma vida mais saudável. O emagrecimento, a manutenção do peso e o aumento da disposição são bônus dessa nova fase. No início, o foco deve estar em abandonar o radicalismo, que sempre faz com que os quilos perdidos voltem, e adotar novos hábitos alimentares. O processo é eficiente e vale a pena, como confirma a nutricionista Ligia Henriques: "A reeducação é o caminho mais seguro para a perda e a estabilização do peso".

A técnica consiste em mudar costumes e, por meio da repetição, incorporar novas práticas definitivamente à nossa vida. Os princípios básicos são não ficar mais de quatro horas sem comer e ingerir alimentos de qualidade em vez das chamadas "porcarias". Na verdade, é permitido comer de tudo, mas alguns alimentos como doces, frituras e bebidas alcoólicas devem ficar apenas para ocasiões especiais.
A quantidade diária de calorias ao qual cada um vai tentar se adaptar é definida por meio de uma avaliação física. "Não adianta comer pouco porque isso não garante o emagrecimento. O corpo tem um limite para queimar gordura. Os emagrecimentos instantâneos são irreais. Normalmente são apenas diminuição de água e de músculo", alerta Ligia.

Um dos fatores mais importantes no processo de reeducar a alimentação, ressalta a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, é não ser resistente às mudanças. De acordo com ela, muita gente não consome nenhum tipo de legume alegando não gostar. "Algumas pessoas chegam até a ter ânsias de vômito quando ingerem certos vegetais. E, em boa parte dos casos, não há nenhuma atitude favorável à experimentação de novos alimentos".

Para mudar essa realidade, é preciso abrir a boca e a mente para provar itens que antes não faziam parte dos seus pratos ou da sua rotina e são indispensáveis para a saúde, como verduras, legumes e frutas. "Caso o paladar reclame, insista até ele ceder", orienta Roberta. 
Além disso, há algumas dicas que podem ajudar quem está tentando perder quilos dessa forma. Primeiro, fuja dos cardápios monótonos, já que alimentação adequada pede variedade de alimentos. Segundo, tire o foco das calorias porque, ao basear-se apenas no quesito energia, a pessoa pode não atingir a quantidade necessária de nutrientes como carboidratos, proteínas, vitaminas e sais minerais. Terceiro, não descuide dos líquidos, pois eles auxiliam no funcionamento do intestino. Quarto, consuma alimentos nutricionalmente poderosos, dando preferência às versões integrais e aos itens com quantidade de gordura saturada menor. Quinto e último, seja flexível consigo mesmo para não se tornar prisioneiro da sua dieta, mas cuide para não exagerar na quantidade e na periodicidade do consumo de pratos que engordam.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

SAUDE!

Estou numa fase da vida, ou eu emagreço ou eu emagreço. Começaram a aparecer alguns pequenos (ou não) problemas de saúde, e cansei de incomodar os outros com meu ronco.
Fiz vários exames antes de começar essa dieta e vou faze-los novamento quando eliminar uma boa quantidade de kilos. Onde quero chegar é que: eu sempre tive medo de tudo, achava de uma simples dor de garganta, gripe, machucado no dedo iria me matar...rsrsrs mas a agora o assunto é serissimo.  Morro de medo de qualquer cirurgia, e só em pensar na de redução do estomago, me da calafrios. Então optei por essa maneira saudável e sem riscos: REEDUCAÇÃO ALIMENTAR e programa nutricional em grupo, pois assim, vendo as vitorias e as dificuldades de cada um conseguiríamos juntos alcançar nosso objetivo.
Pra mim, o pior é o final de semana, pois quebro toda a rotina, acordo mais tarde, tenho que me policiar mais e resistir às tentações da geladeira/armario, pois, apesar de 80% dos alimentos serem light, diet, zero, integral, há uma linda criança na minha casa, e ela merece Tb comer de vez em quando bolachas recheadas, Danone, etc.
Por enquanto tenho evito sair, pq a tentação é grande mesmo, e Tb não posso comer muitas coisas, não saio do meu cardápio. Mas a dieta não é tão dura assim, outro dia a Erika fez Strogonoff de frango light, e ficou uma delicia, nem parecia q era light (ou será q eu já me acostumei?!) enfim...morro de vontade de pizza, lanches, doces...mas sei q não posso comer que nem louca pq se não vai tudo por água abaixo. Estou muito consciente e sei QUE EU NÃO VOU DESISTIR !!!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Tem um programa de TV (tv americana) que vai uma nutricionista na casa da pessoa, ve como foi toda alimentação dela na ultima semana, e depois muda radicalmente sua alimentação. A nutricionista, poe toda essa comida em cima d'uma mesa, é  ridiculo ate de ver, só besteiras, refrigerantes, doces, batata frita, lanches, etc, não tem nada de saudavel e em uma outra mesa, a nova alimentação, frutas, verduras, legumes... O legal disso é essa grande diferença, a mesa das "besteiras" e a mesa da vida saudavel. Vc enxerga "VIDA" na refeição saudavel...o colorido dos alimentos, a beleza q é a natureza e a combinação que pode ser feita com os alimentos.No programa a duração da dieta são de 8 semanas, em media o pessoal emagrece de 15 a 20kg, eu achava meio lenda emagrecer tudo isso nesse tempo, que talvez demorasse um pouco mais e colocavam esse tempo na edição. Mas agora fazendo dieta, vejo q é possivel, ainda mais tendo uma boa alimentação, saudavel e juntando com atividade fisica, estou na 6ª semana de dieta e ja eliminei 11KG, estou firme. Creio que o que faz a gente emagrecer é o QUERER, e dessa vez eu quero, então EU VOU CONSEGUIR!


quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

"Obstáculos são aquelas coisas assustadoras que você vê quando desvia seus olhos de sua meta." (Henry Ford)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Agora estou na dieta do segundo mês, mas já costumei tanto que não vejo muita diferença. A única coisa é que pode comer feijão no almoço e 1 fatia de queijo branco de manhã...hahahah que beleza né...
Mas o que acelera a perda de peso é a atividade física. Eu moro e trabalho na mesma cidade, meu trampo fica há quase 4 km da minha casa, tomei uma iniciativa; ir de manha de bike, o q já é um puta exercício né. E pra ir, é só subida, caraaaaca, e que subida. Depois do almoço vou de carro. E de tarde faço a caminhada. A caminhada me faz muito bem, alem de fisicamente eu vou colocando meus pensamentos em ordem, vou fazendo planos, organizando minhas tarefas mentalmente.
Tem dias que me da uma vontade louca de comer doce, ai como mamão papaya, é docinho, então da aquela enganada ! rs
Me pesei ontem, 100kg redondos !!! Me sinto bem melhor, mais disposta e olhar no espelho depois desses 11kg eliminados começa a não ser tão ruim. As camisetas estão largas e as calças mais folgadas – é o começo de uma nova era, que aos poucos estou conseguindo conquistar.

PRIMEIRO MES !!!

No inicio de janeiro iniciei pelo plano de saúde, um grupo nutricional focado na perda de peso. Foi uma dieta muito restrita e difícil, mas em contra partida a dieta que eliminaria mais peso. Dieta de desintoxicação, PROIBIDO: arroz branco, feijão, carne, pão, massas, bebida alcoólica, etc....ai vc me pergunta, sobrou o q pra comer ??? Pois é, foi essa mesma pergunta q eu tb fiz. Mas no dia a dia a gente vê que é possível. E foi, eliminei 8,5KG.
Falando em números, vamos lá:
1ª pesagem: 04/01/2011 - 111,700KG
2ª pesagem: 01/02/2011 – 103,200KG
Descobri que quando a gente começa a eliminar peso nem sente tanta fome assim....hehehe. É, não é bem assim não, teve dias que passei fome mesmo, de verdade. Outra coisa...agua é muito importante nessa dieta, muita água pra limpar o organismo. E assim, vamos um dia de cada vez.
Logo no começo estipulei pra mim mesma que em seis meses eliminaria a quantidade de peso que eu acho que devo, ou seja, 35KG.
Exercício físico é muito importante também. No primeiro mês, fiquei com medo de entrar numa academia e depois sentir tanta fome e não poder comer...rsrs não entrei, decidi fazer apenas caminhada. Na primeira e segunda semana caminhava de 25 a 30 minutos, na terceira 40 minutos e quarta semana 1 hora. Não sei se é verdade mas li em algum lugar que se vc caminha por 40 minutos por exemplo, seu corpo queima apenas as calorias desses 40 minutos, se caminha por mais de uma hora o corpo queima essa uma e mais quatro horas após o termino. Pelo sim ou pelo não, é melhor caminhar uma hora do que 40 minutos né...rsrs
Confesso que esse primeiro mês foi punk, phoda demais. São muitas tentações, “amigos” tirando sarro, que eu não iria conseguir que nem deveria começar, ou me convidando pra “tomar uma”, ou um almocinho especial, etc...
Tem q ter disciplina, força de vontade mesmo. Pra mim, era muito difícil ir a um lugar e não comer nem beber nada. Agora vejo isso com outros olhos, ainda sinto falta da cervejinha, do salaminho, azeitona, etc, mas quero uma vida mais saudável pra mim, tenho uma sobrinha linda e quero vê-la crescer, e estar sempre disposta pra brincar com ela; e outra com uma alimentação saudável vc se sente bem melhor e mais disposta.
É FUNDAMENTAL que alguém alem de vc mesmo ACREDITE EM VC, e eu tenho uma pessoa muito especial do meu lado me ajudando, apoiando, não deixando eu desistir, cozinhando pra mim e me dando força, minha amada irmã – pessoa fundamental na minha vida hoje e sempre, que me deu o melhor e maior presente que eu já pude imaginar na vida;  minha sobrinha/afilhada lindaaaaaaaa!!!
Aprendi também que as vezes não é pq vc estrapolou hoje, que já vai chutar o bade amanha. Teve um deslize ? ok, sem problemas, volte, comece de novo, não desista, eu confio em vc!!!
Dieta da primeira semana:
FOCO, DETERMINAÇÃO, SUPERAÇÃO !!!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

INICIO...

Ha tempos venho com uma idéia fixa na cabeça; emagrecer !!! Mas nunca tinha posto em pratica, ou quisto com tanta vontade quanto agora.
Eu acredito nessa “lenga lenga” da virada do ano, sete ondinhas, sete pulinhos, 7 uvas, etc...então, à meia noite do dia 31 de dezembro de 2010 para 01 de janeiro de 2011, depois de mentalizar um feliz ano novo para todos os meus, fazer uma oração e começar a celebrar o novo ano que estava nascendo, fiz uma promessa (de amor), emagrecer, e para isso, me abdiquei em beber bebida alcoólica por um ano. Na verdade fui mais longe ainda, não só emagrecer como correr a maratona de Brodowski (minha cidade atual) e quissá ganhar a prova, e só então, la por volta das 22hs, como que por uma recompensa de um ano cheio de desafios, beber uma latinha de cerveja. Seria interessante se eu estive escrevendo aqui depois de tudo isso concluído e conquistado, mas como o velho ditado diz, vou matando um leão por dia e dividindo meus obstáculos com quem quiser compartilhar e participar comigo.
O sonho do meu pai sempre foi que eu fosse magrinha, bonitinha e meiguinha, como algumas muitas meninas por ai, mas meu jeito sempre foi muito moleca, cresci rodeada por três primos, ou seja, jogando bola, empinando pipa, carrinho de rolemã, etc, bonitinha, eu sou, até demais... (risos); mas como muitos diziam e principalmente aquelas tias/avós, só precisava emagrecer... eu nunca liguei muito pra isso, sempre estive bem comigo mesma e com meu corpo. Minha querida e saudosa mãe (que me faz muita falta), já me compreendia mais, mas também nunca deixou eu estrapolar. E eu sempre dizia, que quando eu realmente quizesse ou achasse que deveria, EMAGRECERIA, mas esse dia demorou a chegar, e infelizmente ele chegou depois de não ter mais minha mãe entre nós. Mas enfim chegou.
No carnaval de 2010 passei mal, não não, não bebi demais, a pressão que foi la nas alturas, e já comecei a ficar com a pulga atrás da orelha. Em abril, participei de um treinamento profissional e pessoal, la conheci pessoas maravilhosas que vou leva-las para minha vida inteira e ensinamentos fantásticos; auto conhecimento de verdade, e a partir dai venho me conscientizando a mudar a alimentação, praticar esportes e levar uma vida saudável. Venho encontrando a felicidade nas pequenas coisas e nos pequenos gestos de carinho, amizade e amor.
Em julho entrei na academia e estava determinada, mas durou apenas três meses, eu não tinha levado a serio ainda que para conseguirmos uma coisa, necessária e obviamente temos que abrir mão de outra. No inicio de outubro, comecei a participar de um grupo de reeducação alimentar e aprender a importância de uma alimentação saudável, regrada e com horários pré-estabelecidos. A reeducação durou três meses, e mudou muito minha maneira de pensar sobre alimentação e o bem que cada alimento faz pro nosso corpo. Vieram as festas de fim de ano e eu me controlando bem, mas a cervejinha sempre ali, fiel companheira, foi ai então na noite de natal (aniversario da minha mãe, e hoje em dia uma data ainda bem triste pra mim) que tendo uma longa conversa com Deus, pedi forças pra realizar essa promessa, esse desejo e decidi então emagrecer, era a minha hora. Agora sim eu estava determinada, FOCADA, realmente querendo e precisando (por causa da saúde) emagrecer.
E é aqui q começa nossa longa jornada nesse ano...pretendo postar a cada três dias minhas experiências, meus obstáculos, e minhas vitórias.
Eu tenho uma frase pra esse ano : EU NÃO VOU DESISTIR !!! hahahha